Dicas para motoristas em época de coronavírus


Muitas empresas fecharam seus escritorios, trabalhando em “Home office”, mas a movimentação de bens e materiais precisa continuar para atender as necessidades de todos. Assim, há caminhões, vans, e automóveis com seus motoristas, que estão nas ruas para o bem de todos.

Seja você um motorista de entregas, um técnico ou qualquer outro tipo de motorista que interaja com outras pessoas, seguem algumas dicas para reduzir a exposição potencial ao coronavírus COVID-19.

· As medidas gerais válidas recomendadas pelo Ministério da Saúde incluem o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), e medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel a 70%, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Outra possibilidade muito boa é o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

· Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo.

· Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

· Máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas preferencialmente por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Todavia, caso usadas, devem ser trocadas periodicamente. Ressalte-se que as máscaras cirúrgicas não vedam completamente o rosto de contaminações por gotículas.

· Antes de sair de casa, lave bem as mãos na pia por 20 segundos com água e sabão, conforme as orientações das autoridades sanitárias.

· Se for viajar para longe, providencie comida e agua em quantidade suficiente para alcançar seu destino – provavelmente haverá dificuldades para obter alimentação no caminho.

· Tenha um pacote de luvas descartáveis nitrílicas. Use sempre que achar conveniente, para reduzir a chance de contato com alguma superficie contaminada.

· Evite apertar as mãos de qualquer pessoa e tente permanecer na distancia de um a dois metros de distancia das pessoas .

· Se você precisar entrar na casa de alguém ou entrar em um prédio com outras pessoas, procure ligar e saber se houve um caso de COVID-19 nos ultimos dias.

Se uma doença ou suspeita for confirmada, procure deixar o pacote onde alguém possa o pegar sem contato próximo ou adie a entrega (se possível) para semanas depois.

· No caso de voce estar retirando um pacote, não aceite o mesmo das mãos da pessoa; em vez disso, peça que coloque a embalagem em uma superfície e depois que a pessoa se afastar a mais de dois metros a pegue.

· Após a conclusão de um trabalho, desinfecte as mãos com alcool gel (que é mais fácil de se levar em um veículo), e limpe as superficies de contato no veículo que você tenha tocado antes de se desinfetar (maçanetas, volante, chave de ignição, etc.).

· Se alguém entrar e sair do veículo, limpe a parte interna do veículo, como porta, painel de controle, assento, maçaneta e quaisquer superfícies expostas com desinfetante em spray ou lenços descartáveis desinfetantes.

· Tenha um pequeno saco de lixo para descartar luvas, lenços descartáveis e papel-toalha; descarte o saco de lixo no final do dia.

· Alguns itens não chamam a atenção, os usamos de modo “automático”, mas que merecem cuidado são: cartão de crédito, cartão de combustível ou mesmo dinheiro, sendo uma boa ideia usar luvas sempre que manusear esses itens.

· No final do seu turno, lave bem as mãos novamente.

Walter Kirschner
Consultor
FullFleet Management

Uncategorized

coronavírusmotorista de frotamotoristasproteção ao motorista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Atendimento